homenotícias
line

VER NOTÍCIAS RECENTES


PAMPILHOSA DA SERRA – “Intervenção em violência:
Desafios para o futuro”
Através do Projeto Vidas Sem Medo e do Projeto Stop Violência, o Grupo Violência Doméstica do ACES PIN, vai levar a cabo no próximo dia 24 de setembro, um Encontro denominado “Intervenção em Violência: Desafios para o Futuro”. Este evento conta com o apoio do Município de Pampilhosa da Serra, da ARS Centro e do ACES PIN 1.
Este encontro irá decorrer no Auditório Municipal do concelho.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até ao próximo dia 15 de setembro.
LER MAIS

Relatório Deficientes têm mais 25% de risco de pobreza
As pessoas com deficiência em Portugal têm uma taxa de risco de pobreza 25% superior à das pessoas sem qualquer deficiência, consequência da actual crise económica, revela um relatório europeu, a ser divulgado segunda-feira.
LER MAIS

Prémio Jovens pela Igualdade | Concorre!
Esta distinção visa premiar as Associações juvenis com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.. Ler mais

Vinte e quatro mulheres assassinadas este ano, a maioria por violência doméstica
Vinte e quatro mulheres foram assassinadas este ano e 27 foram vítimas de tentativa de homicídio, tendo a maioria sido morta pelos maridos, companheiros ou namorados, revelam hoje dados do Observatório de Mulheres Assassinadas (OMA). Ler mais

D. Manuel Clemente, Garrett McNamara, Tiago Bettencourt e Miguel Poiares Maduro vão ao Meeting de Lisboa 2013
O evento, que compreende exposições, concertos, conferências e encontros, além de bancas de livros e produtos artesanais, visa "criar espaços de diálogo entre pessoas de culturas, tradições e credos diferentes".
LER MAIS

Denúncias de crimes de violência doméstica têm diminuído
Em 2011, houve menos 1.257 denúncias do que em 2010, no entanto, o número de condenados a prisão efetiva por estes crimes aumentou.
LER MAIS

Violência doméstica mantém 149 arguidos com pulseira electrónica
O controlo a 149 arguidos reflete a tendência de subida da aplicação da pulseira eletrónica como medida de coação a agressores. Um total de 149 arguidos por violência doméstica estavam sujeitos a vigilância com pulseira eletrónica a 30 de junho deste ano, segundo dados da Direção-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
LER MAIS

Principais tenistas da WTA gravam vídeo contra violência doméstica
Grandes nomes do mundo do tênis aderiram à campanha da Fundação Mútua Madrilenha pelo fim da violência doméstica contra as mulheres. Entre as tenistas estão ícones do esporte como a americana Serena Williams e a chinesa Na Li, número um e dois do ranking da WTA, respectivamente, e a musa russa Maria Sharapova, nona. Das dez primeiras colocadas, oito gravaram o vídeo pedindo que as vítimas denunciem qualquer tipo de abuso que venham a sofrer dentro de suas casas às autoridades. Ler MAIS

Bullying: portugueses já podem pedir ajuda
Os jovens portugueses contam desde esta segunda-feira com uma centena de adolescentes que estão disponíveis todos os dias, através de uma plataforma eletrónica, para ajudar a resolver, em tempo real, casos de bullying.O BeatBullying existe há mais de uma década no Reino Unido e chegou agora a Portugal: através do endereço http://www.beatbullying.org/, os jovens podem desabafar sobre os seus problemas e, do outro lado do computador, estão cem adolescentes portugueses com formação nesta matéria. . Ler MAIS
Workshop “Eu Tu Ele Ela”

Workshop “Eu Tu Ele Ela”

No passado dia 8 de novembro, realizou-se na Escola Secundária 2º e 3º CEB Dr. Solano de Abreu o Workshop “Eu Tu Ele Ela” promovido pelo projeto “Igualdade de Género e Não Discriminação em Abrantes” e Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta em Abrantes.
O workshop baseou-se numa estrutura com base na educação não formal, centralizada em dinâmicas de grupo e oficinas de escrita criativa, promovendo a reflexão e o debate sobre práticas (des)promotoras de (des)igualdades.
Cerca de 13 jovens do 11º ano de escolaridade participaram nesta atividade, que visava sensibilizar a comunidade educativa para questões de tolerância e diversidade na construção de um mundo mais justo, mais livre e mais solidário.
VER IMAGENS

Ser mãe triplica desigualdade salarial de mulheres
As mulheres trabalhadoras portuguesas com pelo menos um filho ganham 24% menos face ao salário mediano dos homens nessa mesma condição.
Nos casos em que não existem crianças, a diferença salarial continua a penalizar a mulher, mas muito menos: o diferencial é de 7% abaixo face rendimento mediano masculino, isto é, três vezes menos face à situação em que há pelo menos uma criança no agregado familiar. De acordo com a OCDE, que hoje publicou o estudo "Terminar com a diferença de género: Agir agora", mostra que o 'gap' salarial aumenta dramaticamente em todos os países quando as pessoas têm filhos, ou seja, as mulheres são altamente (e as únicas) penalizadas com a nova situação.
In DN Economia

Abrantes vai instituir o Dia Municipal para a Igualdade, a 24 de outubro.

Data em que vai receber o prémio “Viver em Igualdade”, atribuído pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Uma distinção que veio reconhecer as boas práticas na integração da dimensão da igualdade de género, cidadania e não-discriminação, quer na sua organização e funcionamento dos Municípios, quer nas atividades por si desenvolvidas.
A cerimónia de entrega dos prémios contará com a presença da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade e do Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa.
Desde Abril de 2011, cerca de 2500 pessoas, com idades compreendidas entre dos 3 e os 90 anos, participaram em ações de sensibilização. Foram envolvidos todos os agrupamentos escolares, escolas não agrupadas, Escola Profissional de Desenvolvimento Rural, ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Universidades Sénior e Rede Social.
No futuro, para além do trabalho de continuidade com a Comunidade Escolar e Universidade Seniores, serão ainda realizadas atividades com as associações desportivas, empresas e comissões sociais de freguesia.
A instituição de um Dia Municipal para a Igualdade é uma das medidas mencionadas no IV Plano Nacional para a Igualdade, e tem como o objetivo de promover os direitos e liberdades, a igualdade de oportunidades de participação, reconhecimento e valorização de mulheres e de homens, em todos os domínios da sociedade, político, económico, laboral, pessoal e familiar.

Palestra “Mulheres de Palavras, Palavras de Mulheres”

O Edifício Pirâmide recebeu, no dia 12 de outubro, a Palestra “Mulheres de Palavras, Palavras de Mulheres”, uma ação, para a promoção da igualdade de género e dos direitos humanos, dirigida ao público escolar.
A apresentação de dois painéis Origens e afirmação do movimento feminista da 1ª vaga em Portugal e As primeiras mulheres repórteres da interdição à afirmação, ficou a cargo das investigadoras do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta, Natividade Monteiro e Isabel Ventura.

Cerca de 60 jovens das Escolas Dr. Manuel Fernandes, Octávio Duarte Ferreira e Dr. Solano de Abreu participaram nesta ação, que visava promover a valorização do discurso e da ação das mulheres na conquista de direitos civis, sociais e políticos e divulgar a forma como diversas mulheres, em diferentes épocas, usaram a palavra escrita como forma de afirmação e expressão das suas preocupações, das suas aspirações e da sua identidade. A iniciativa foi dinamizada no âmbito do projeto “Igualdade de Género e Não Discriminação em Abrantes” em parceria com a Universidade Aberta.

Governo apresenta campanha contra violência doméstica com foco nas crianças

CO Governo vai apresentar hoje a nova campanha contra a violência doméstica que este ano pretende chamar a atenção para os efeitos negativos nas crianças que presenciam atos de violência contra as mães.
A campanha insere-se nas Jornadas Nacionais Contra a Violência Doméstica e é apresentada pelas 15:00 no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.Imagem: LUSA; MANUEL DE ALMEIDA
A campanha é lançada pela Comissão para a Igualdade de Género (CIG) e serve para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres, a 25 de novembro, contando com a presença do ministro Miguel Relvas e da secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, que tutela a CIG.
“A campanha deste ano tem como objetivo alertar para os efeitos nefastos que a violência exercida sobre as mães tem sobre os seus filhos que ficam marcados por essa violência para toda a vida”, lê-se num comunicado do gabinete do ministro.
Acrescenta que “os números do Relatório Anual de Segurança Interna relativos ao ano passado vieram mostrar que 41,5% das situações reportadas às forças de segurança foram presenciadas por crianças” e que, por isso, “a nova campanha pretende apelar a todas as pessoas no sentido de expressarem a sua indignação relativamente à persistência desta forma de violência que vitimiza idosos e crianças mas se exerce maioritariamente sobre as mulheres”.
A campanha insere-se nas Jornadas Nacionais Contra a Violência Doméstica e é apresentada pelas 15:00 no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Estas jornadas decorrem até dia 15 de dezembro e “pretendem colocar o fenómeno da violência doméstica e de género no centro das atenções do debate público”.
Para isso estão previstas diversas iniciativas em áreas como a segurança, justiça, saúde, educação, segurança social, emprego, em cooperação com autarquias, universidades, organizações internacionais e não-governamentais, bem como países de expressão portuguesa.
Lusa


Igualdade de Género e Planos de Ação das Comissões Sociais de Freguesia

Realizou-se no dia 11 de Dezembro, no Edifício Pirâmide, a 2ª sessão do workshop sobre “Igualdade de Género e Planos de Ação das Comissões Sociais de Freguesia”, atividade promovida no âmbito do projeto “Igualdade de Género e Não Discriminação em Abrantes”.
Num período em que as Comissões Sociais de Freguesia (CSF) procuraram formas simbólicas de contribuir para a ceia de Natal das famílias mais desprotegidas das suas localidades, esta iniciativa contou com uma componente prática na padaria Upantina. Cerca de 30 pessoas assistiram ao processo de produção do pão, para oferecer 300 pães, juntamente com os cabazes de Natal, às famílias, sinalizadas pelas CSF. Com esta iniciativa, a Câmara apostou, mais uma vez, na criação de parcerias para dar resposta a uma necessidade premente da comunidade, aliando o reconhecimento do trabalho desenvolvido à responsabilidade social de uma empresa que comemorou o seu 50º aniversário. As Comissões Sociais de Freguesia têm como principal missão sinalizar as situações mais graves de pobreza e exclusão social existentes nas freguesias e definir propostas e planos de atuação a partir dos seus recursos e das suas realidades, mediante a participação de entidades representadas ou não na Comissão.

Homens chegam a ganhar em média mais 800 euros do que as mulheres
Disparidades salariais entre sexos têm aumentado em Portugal, indica relatório Igualdade de Género em Portugal 2011. As maiores diferenças salariais registam-se nos níveis de qualificação mais elevados.
Desengane-se quem julga que a desigualdade se atenua nas camadas mais escolarizadas. Os quadros superiores femininos ganham, em média, menos 801 euros do que os masculinos, indica o relatório Igualdade de Género em Portugal 2011.
In Público LER MAIS

Número de grávidas despedidas disparou 53% no ano passado
O número de grávidas despedidas no ano passado atingiu as 172 no ano passado, mais 53% do que as 112 registadas em 2011, indicam os dados da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) citados esta segunda-feira pelo Diário de Notícias (DN).
O jornal nota que dos 172 processos analisados pela CITE, 105 receberam parecer favorável, uma vez que muitos dos casos respeitam a despedimentos colectivos ou encerramento de empresas, situações em que a comissão pouco pode fazer. LER MAIS

Aluno da Escola de Dança do Conservatório Nacional distinguido no Prix de Lausanne
Francisco Sebastião, aluno da Escola de Dança do Conservatório Nacional, foi premiado, no sábado à noite, no Concurso Internacional Prix de Lausanne, com uma bolsa de estudo numa escola ou numa companhia internacional, anunciou a instituição de Lisboa.
Tiago Coelho, outro aluno da Escola de Dança do Conservatório Nacional, também participou no certame, tendo igualmente integrado a lista dos 20 finalistas do concurso, apurados entre 70 participantes.
O bailarino Francisco Sebastião já foi distinguido com o 1.º lugar, na faixa etária dos 15 aos 17 anos, no Concurso Internacional de Dança da Cidade de Spoleto, em Itália, em março de 2012, com a Medalha de Ouro da categoria de dança clássica, no Concurso Tanzolymp, em Berlim, em 2011, e com o 1.º Prémio na Categoria Solistas, no Dancarte - Concurso Internacional de Dança do Algarve, em 2010.
O Concurso Internacional Prix de Lausanne decorreu entre 27 de janeiro e 02 de fevereiro, na cidade suíça. Lusa

1ª Campanha contra a violência machista é lançada na Arábia Saudita
"Existem algumas coisas que não podem ser escondidas, nem mesmo na Arábia Saudita" é o slogan da primeira campanha contra a violência machista lançada no país do Médio Oriente. LER MAIS

Maus-tratos. Associação cria anúncio que só é visto por crianças- vídeo
Uma associação espanhola, a “Fundación ANAR”, criou um anúncio contra os maus-tratos a crianças colocando um número que só aparece para os mais pequenos, mesmo que estejam acompanhados por um adulto. LER MAIS

Violência doméstica presenciada por crianças em 42% dos casos
Quarenta e dois por cento dos casos de violência doméstica participados à polícia em 2012 foram presenciados por crianças e no mesmo ano ocorreram 37 homicídios conjugais, mais dez do que em 2011. LER MAIS

Projeto que trata casos de violência doméstica 24 horas/dia lançado hoje
Chama-se “Um Passo Mais” e vai servir a região do Porto
O projeto “Um Passo Mais”, desenvolvido pelo Departamento de Investigação de Ação Penal (DIAP) do Porto, a apresentar hoje, vai tratar todos os casos de violência doméstica “com grande clareza”, disse a procuradora-geral distrital do Porto. LER MAIS

Estudo sobre o papel dos homens na igualdade de género
A Comissão Europeia publicou um estudo intitulado “O papel dos homens na igualdade de género – estratégias e perspetivas europeias”. O estudo apresenta conclusões e recomendações, bem como alguns princípios orientadores sobre como desenvolver políticas para melhorar o papel dos homens na igualdade de género. LER MAIS

Projeto "Escolas Amigas dos Direitos Humanos"
Este projeto piloto, que a Secção Portuguesa da Amnistia Internacional pretende lançar em Portugal, é uma iniciativa inspirada na experiência da organização noutros países, conhecida por “Escolas Amigas dos Direitos Humanos”. LER MAIS

Dia da Igualdade Salarial assinalado hoje quando mulheres ganham menos 18% do que homens
A campanha da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego pela igualdade salarial em Portugal arranca hoje, lembrando que as portuguesas ganham em média menos 18% do que os homens, à semelhança do que se passa na Europa.
O Dia da Igualdade Salarial assinala-se hoje pela primeira vez em Portugal e a data é celebrada a 06 de março porque, em média, as mulheres portuguesas têm de trabalhar mais 65 dias do que os homens para conseguirem o mesmo ordenado. LER MAIS

AR debate oito diplomas sobre igualdade no Dia Internacional da Mulher
A Assembleia da República discute na sexta-feira, Dia Internacional da Mulher, oito iniciativas legislativas apresentadas pelo PCP, BE, PS e Os Verdes para combater as desigualdades e valorizar os direitos das mulheres.
O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) entregou no Parlamento o projeto de resolução "Pela não-discriminação laboral das mulheres", no qual afirma que as mulheres são "as mais sujeitas ao alargamento da pobreza", as "maiores vítimas de falta de trabalho, da precariedade" e "as que auferem os mais baixos salários". LER MAIS

Ana Abecasis, Ana Ribeiro e Leonor Morgado distinguidas com Medalhas de Honra “Mulheres na Ciência”

Prémio distingue projetos sobre antirretrovirais para HIV, regeneração medular e produção de energia limpa Ana Abecasis, Ana Ribeiro e Leonor Morgado distinguidas com Medalhas de Honra “Mulheres na Ciência”.
Como travar as mutações que estão a tornar algumas estirpes do HIV resistentes aos medicamentos antirretrovirais? Será possível modular as células estaminais da medula para conseguir uma recuperação funcional após uma lesão? Será que a bactéria Geobacter poderá gerar energia limpa e simultaneamente remover compostos tóxicos do ambiente? Estas são algumas das questões que servem de partida às investigações de Ana Abecasis, Ana Ribeiro e Leonor Morgado, respetivamente, as três jovens cientistas distinguidas esta quarta-feira, em Lisboa, com as Medalhas de Honra da L’Oréal Portugal para as “Mulheres na Ciência”. LER MAIS
Fonte: Sapo Saúde

Processos Governo defende formação de juízes contra violência doméstica
A secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, vincou hoje a necessidade de formação dos juízes de processos de violência doméstica, para que não realizem "uma avaliação superficial do crime".
LER MAIS

serviçoline_355

Casos de violência doméstica podem estar a aumentar em Portugal
Os casos de violência doméstica em Portugal estão a aumentar ou pelos menos as denuncias. Ainda este sábado duas mulheres foram mortas pelos respectivos maridos, um caso aconteceu na Moita, o outro nas Caldas da Rainha. LER MAIS

Entidades reforçam combate à violência contra mulheres e crianças na Guiné-Bissau
Três entidades de intervenção social na Guiné-Bissau assinam hoje um protocolo de colaboração para reforçar o combate à violência baseada no género, da qual as mulheres continuam a ser as principais vítimas, anunciam em comunicado.
LER MAIS

Women in Science
Regarding women in science, some countries are leading with more than 30% of women holding full academic positions, while others are way below. More women are reaching senior levels in science and engineering, however gender equality is not yet fulfilled in the EU. Addressing this situation is a priority for the European Commission. Ler mais

Centro de Estudos Judiciários lança e-book sobre "Violência Doméstica – Avaliação e Controlo de Riscos"
O Centro de Estudos Judiciários, que vem dando uma atenção muito especial à problemática da Violência Doméstica, organizou uma ação de formação contínua exclusivamente dedicada a essa temática, que contou com a presença de vários/as especialistas e entidades (entre as quais a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) e que decorreu em Lisboa, em 2012. Ler mais

Número de presos condenados por violência doméstica quadruplicou em quatro anos
Até Junho, estavam nas cadeias 479 agressores. Governo anuncia novo modelo de avaliação de risco nas queixas que polícias passam a usar em Novembro. Ler mais

Concurso igualdade de género - Escrita de histórias
A propósito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a CIMH do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa lançou o desafio às escolas de todos os níveis de ensino para a realização de um concurso "Igualdade de Género - Escrita de Histórias". A iniciativa teve por objetivos a promoção da escrita criativa de histórias e de práticas de igualdade de género, a desconstrução de estereótipos de género e a posterior edição das histórias selecionadas. Para além disso, teve também como propósito trabalhar nas escolas a temática da igualdade de género, através da pesquisa da análise e da produção de materiais. Abrantes respondeu ao desafio e na seleção de textos está um aluno do 9º F da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes. Francisco Semedo escreve sobre A Grande Mudança, usando o pseudónimo Albus Severus Potter, e o seu texto pode ser lido em anexo. Aos autores dos textos foi ainda proposto a realização de uma sessão de divulgação nas suas escolas, uma medida considerada benéfica não só pelo compromisso assumido, mas sobretudo pelo seu contributo para o debate, para a edificação de um conhecimento livre de discriminações e para a desconstrução de estereótipos face às questões de género. Por entender que os trabalhos apresentados tratam perspetivas diversas da luta pela igualdade de género e no respeito pelo regulamento do concurso, o Júri optou pela publicação dos textos na edição n.º 263 da revista "Escola Informação", com data de Maio 2014. Ler texto

Bebés de vítimas de violência doméstica têm atrasos no desenvolvimento
Bebés de vítimas de violência doméstica durante a gravidez apresentam atrasos no desenvolvimento logo no primeiro ano de vida, concluiu o doutoramento na Universidade de Coimbra da psicóloga Clementina de Almeida. Ler mais

Criadas 17 novas vagas para acolher de emergência vítimas de violência doméstica
O acolhimento de emergência de mulheres vítimas de violência doméstica foi hoje reforçado com 17 novas vagas, num total de 113 criadas num ano, que representaram um investimento de 500 mil euros, segundo a secretária de Estado da Igualdade.
LER MAIS


Os Estados são também encorajados a aplicar a convenção a outras vítimas de violência doméstica, tais como os homens, as crianças e os idosos
A presidente da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas (APMJ), Teresa Féria, saudou hoje a entrada em vigor, a 01 de agosto, da Convenção para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica. Ler MAIS

Seminário "Abrindo Caminho para a Igualdade no Norte"
A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis no âmbito do projeto “Abrindo Caminho para a Igualdade”, enquadrado na campanha Age com a FNAJ pela Igualdade, financiado pelo POPH/QREN/CIG (Eixo 7 – Igualdade de Género, 7.3 – Região do Norte), em colaboração com a Câmara Municipal de Gondomar, irá realizar o seminário “Abrindo Caminho para a Igualdade no Norte” na Escola Secundária de Rio Tinto em Gondomar, dia 16 de maio de 2014. O objetivo deste seminário é criar espaço de debate aberto a associações juvenis, estudantes, grupos informais de jovens, associações especialistas nos temas apresentados, profissionais de autarquias, profissionais de escolas, investigadores e investigadoras e outros agentes multiplicadores sobre a importância da promoção e tomada de consciência crítica no que diz respeito à Juventude, Igualdade e Não Discriminação. Pretendemos também a sensibilização e a capacitação das pessoas e organizações participantes, com o fim de criar sinergias para trabalho futuro.
Será constituído por dois painéis temáticos específicos, um no período da manhã sobre Sexismo e Feminilidades Juvenis e outro no período da tarde sobre Juventude, Género e Violências. Cada painel contará com a participação de um organismo governamental, de um/uma investigador/a e de uma associação e/ou associação juvenil com intervenção sobre o tema. No final, ainda durante o período da tarde, serão dinamizados dois workshops em simultâneo, correspondentes a cada tema dos painéis temáticos, por associações juvenis e/ou associações especialistas nos temas. Em suma, a FNAJ espera que este seminário possa ser um momento de reflexão crítica, para criação de sinergias e promoção das associações juvenis com trabalho nesta área, junto não só de organismos e/ou entidades, mas também da juventude em geral. Convidamo-lo/la a participar e a divulgar nos vossos circuitos de comunicação. A inscrição é gratuita e inclui almoço. A mesma poderá ser feita online aqui. As inscrições são limitadas.INSCRIÇÕES

"Um Passo Mais" contra violência doméstica com duas mil diligências no primeiro ano
Um ano depois da apresentação, o projeto do Departamento de Investigação de Ação Penal (DIAP) do Porto "Um Passo Mais" contra a violência doméstica contabilizou mais de 1.740 diligências e continua a apelar à denúncia para uma intervenção imediata. LER MAIS

Autarca de Abrantes representa municípios portugueses em Comissão Permanente do Conselho das Comunidades e Regiões da Europa
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) indicou a presidente da câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, para representar os municípios portugueses na Comissão Permanente para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local, do Conselho das Comunidades e Regiões da Europa. LER MAIS
Sara Moreira campeã da Europa dos 3000m
Portugal conquistou a sua primeira medalha nos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta e foi logo a de ouro.
A atleta portuguesa Sara Moreira sagrou-se este domingo campeã europeia dos 3000 metros em pista coberta, ao vencer a prova no último dia dos Europeus em Gotemburgo, na Suécia. LER MAIS

Arábia Saudita: mulheres já podem andar de bicicleta e mota
Autorização é só para entretenimento e em áreas restritas.
As mulheres da Arábia Saudita ganharam mais um direito, ainda que sob algumas condições. Segundo um jornal local, elas já podem andar de bicicleta e de moto desde que estejam acompanhadas de um homem da família e vestidas de forma respeitável, com o traje islâmico completo, cobertas da cabeça aos pés. LER MAIS

Uma portuguesa na ONU contra a violência infantil

Organização das Nações Unidas prepara extensão de mandato de Marta Santos Pais como representante para a violência infantil.
A Assembleia Geral da ONU recomendou por unanimidade ao secretário-geral, Ban Ki-moon, a extensão até 2015 do mandato da portuguesa Marta Santos Pais como Representante Especial para a Violência Contra Crianças.
A recomendação consta de uma resolução sobre a protecção dos direitos das crianças aprovada por consenso pelo comité da Assembleia-Geral para Assuntos Sociais, Humanitários e Culturais, segundo informação divulgada nesta quarta-feira pelo gabinete de Santos Pais. A representante de Ban Ki-moon reagiu à aprovação manifestando o seu "forte empenho para continuar com o trabalho de advocacia global no sentido de acabar com a invisibilidade e impunidade em torno de incidentes contra crianças em todas as regiões". Além de recomendar a extensão do mandato por três anos, a resolução defende que as actividades da representante sejam financiadas directamente pelo orçamento da ONU a partir de 2014-2015, para "um desempenho eficaz e sustentabilidade das actividades nucleares do mandato". Até agora, as actividades da representante especial têm sido financiadas por países contribuidores, como Espanha, Itália ou Portugal.
Agência Lusa

Prémio “Viver em Igualdade”.
CIG distingue Abrantes

Abrantes foi um dos quatro municípios do país a ser distinguido com o prémio “Viver em Igualdade” pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Os outros municípios distinguidos foram Valongo, Seixal e Montijo.
A distinção visou distinguir os municípios com boas práticas na integração da dimensão da igualdade de género, cidadania e não-discriminação, quer na sua organização e funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.

A Câmara de Abrantes tem vindo a realizar um trabalho contínuo no combate às desigualdades e à discriminação com base no género, que se tem desenvolvido em várias frentes e assumido diferentes formas.

O município candidatou-se a este prémio apresentando uma análise do balanço da atividade social do município, salientando os programas de incentivo financeiro para as atividades associativas ao nível da intervenção social, cultural, desportiva e da juventude; a Implementação do programa de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos; da Rede especializada de Intervenção na Violência, o serviço de Teleassistência, a Mediadora municipal e o trabalho desenvolvido com a comunidade cigana, a linha telefónica de emergência social, o programa “ + Vida” - programa de promoção da atividade física para séniores -; a promoção da acessibilidade às principais zonas de centralidade comercial e de serviços, e aos principais equipamentos públicos no centro histórico através da disponibilização de um circuito em miniautocarro – e o passe social para pessoas com carências económicas e para as pessoas com mais de 65 anos; a conclusão do processo formativo no âmbito do Empreendedorismo Feminino; o Portal das freguesias, o Portal da Igualdade e o projeto “Igualdade e Não Discriminação em Abrantes”.

Este projeto procura dar continuidade ao trabalho já desenvolvido nesta área pela Câmara, colocando a enfâse a promoção de uma efetiva igualdade entre homens e mulheres. À data da candidatura, do conjunto das atividades realizadas no âmbito do Plano para a Igualdade de Género e Não Discriminação, candidatado e aprovado no POPH, contava-se com a participação de 2.309 pessoas dos 3 aos 90 anos. As ações têm sido desenvolvidas com todos os agrupamentos escolares, escolas não agrupadas, Escola Profissional de Desenvolvimento Rural, ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, Universidades Sénior e Rede Social. No futuro, serão realizadas atividades com as associações desportivas, empresas e comissões sociais de freguesia.

Ação de sensibilização

Realizou-se no passado dia 22 de novembro nas instalações da UTIT (Universidade da Terceira Idade de Tramagal) uma ação de sensibilização em conjunto com alunos/as da UTIA (Universidade da Terceira Idade de Abrantes), no âmbito do encerramento das atividades do projeto “Igualdade de Género e Não Discriminação em Abrantes” desenvolvidas com as universidades sénior.
A sessão contou com a presença de Saudade Simões que dinamizou a temática da ”Igualdade de género, conciliação da vida pessoal, familiar e profissional”.
Por iniciativa das duas universidades, foi partilhado um lanche, tendo os/as participantes sido presenteados/as com uma pequena apresentação da orquestra e grupo coral da UTIT.

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, e integrado nas Jornadas Contra a Violência (15 novembro – 15 dezembro), a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, com o apoio da Câmara Municipal de Santarém, vai realizar uma Sessão de trabalho destinada a Conselheiras e Conselheiros Locais para a Igualdade e ao pessoal técnico dos Municípios, membros de ONG representadas nos Conselhos Locais de Ação Social e público interessado em geral, a decorrer no próximo dia 10 de dezembro de 2012, entre as 9.30 e as 17 horas, na Casa do Brasil, sita no Largo Pedro Álvares Cabral, em Santarém.
Muito gostaríamos de contar com a sua presença. As inscrições poderão ser feitas através do preenchimento da folha de registo em anexo, que deverá ser enviada para joao.paiva@cig.gov.pt ou por fax para o número 217 983 098.
CONVITE | FICHA DE INSCRIÇÃO | PROGRAMA

Apoio financeiro ao acolhimento de emergência de vítimas de violência doméstica em Casas de Abrigo

A Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, preside hoje, pelas 14h30, no auditório da Presidência do Conselho de Ministros, à cerimónia de assinatura de uma Carta de Compromisso com 11 entidades gestoras de casas de abrigo, da rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica, que visa a criação de 32 vagas para acolhimento de emergência.
Esta cerimónia formaliza a anunciada atribuição pelo Governo de uma subvenção, no valor global de 307 mil euros, destinada a melhorar a resposta às necessidades de um acolhimento seguro e de um apoio e acompanhamento das vítimas de violência doméstica, sobretudo em situações de emergência. Com esta medida, dá-se continuidade ao cumprimento do IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica (PNCVD), na sua vertente de proteção e integração social das vítimas. Na qualidade de entidade coordenadora do IV PNCVD, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género procederá ao acompanhamento da execução da Carta de Compromisso, em articulação com o Instituto da Segurança Social.
Fonte: CIG

Portugal dança hoje pelo fim da violência contra as mulheres
Portugal participa hoje na campanha One Billion Rising, que quer pôr o mundo a dançar pelo fim da violência contra as mulheres, com duas dezenas de iniciativas em vários pontos do país.
Viseu, Covilhã, Fundão, Lagos, Góis, Aljustrel, Coimbra, Almada, Costa de Caparica, Setúbal e Lisboa são as localidades portuguesas que decidiram aderir a esta comemoração diferente do Dia dos Namorados. O nome da campanha One Billion Rising (www.onebillionrising.org) encontra explicação numa estatística das Nações Unidas: "mil milhões de mulheres -- uma em cada três -- serão violadas e agredidas no planeta durante a sua vida". A campanha propõe que, hoje, um número igual ou superior de mulheres e homens se junte em todo o mundo, dançando, para combater essa violência. Mais de 200 países já aderiram à dança global. Na página oficial da campanha, constam perto de duas dezenas de eventos em Portugal. LER MAIS

ONU apela ao mundo para que acabe com a violência contra as mulheres
Este ano os esforços centram-se no fim da violência contra as mulheres.
“Uma promessa é uma promessa”. Este é o mote do Dia Internacional da Mulher 2013, uma data que pretende mostrar ao mundo que é preciso "passar à ação para acabar com a violência contra as mulheres”. LER MAIS

André Lima pioneiro no futsal feminino da China
O treinador português de 42 anos vai acumular o comando da seleção feminina com a seleção masculina que já comanda desde 2012.
"Elas estão muito motivadas. Há organização e há vontade", realçou hoje André Lima à agência Lusa. O técnico português chegou há dois anos à China, onde desde o verão passado orienta a seleção chinesa de futsal masculino. "Fui o primeiro estrangeiro a chegar ao futsal chinês. Agora já há cá vários jogadores e treinadores de Espanha, Brasil e outros países", disse. Este ano, a Associação Chinesa de Futsal propôs-lhe orientar também a primeira equipa feminina da modalidade e André Lima aceitou. "Eu quero é desafios", afirmou. O técnico português conta, para já, com um plantel de 21 jogadoras, a maioria nascidas no início da década de 1990. "São todas estudantes, de diferentes cidades, e jogam nas universidades. A modalidade ainda é amadora e não há um campeonato nacional", referiu André Lima. O primeiro jogo oficial da nova seleção está previsto para o início de março, mas os treinos começam já na próxima quarta-feira. "Sinto-me cada vez mais feliz na China", rematou o técnico português. André Lima, 42 anos, antigo jogador e treinador do Benfica, foi campeão europeu de futsal em 2010. Lusa

Relatório sobre a desigualdade entre mulheres e homens em termos de pensões na União Europeia
As mulheres recebem pensões médias inferiores em 39% quando comparadas com as dos homens. Este relatório desenvolve um novo indicador para a igualdade de género, a "Desigualdade de género nas pensões", que, em conjunto com a "Desigualdade salarial entre mulheres e homens", permite a avaliação da dimensão da desigualdade de género na vida das pessoas. LER MAIS



Apoio financeiro ao acolhimento de emergência de vítimas de violência doméstica em Casas de Abrigo

A Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, preside hoje, pelas 14h30, no auditório da Presidência do Conselho de Ministros, à cerimónia de assinatura de uma Carta de Compromisso com 11 entidades gestoras de casas de abrigo, da rede nacional de apoio às vítimas de violência doméstica, que visa a criação de 32 vagas para acolhimento de emergência.
Esta cerimónia formaliza a anunciada atribuição pelo Governo de uma subvenção, no valor global de 307 mil euros, destinada a melhorar a resposta às necessidades de um acolhimento seguro e de um apoio e acompanhamento das vítimas de violência doméstica, sobretudo em situações de emergência. Com esta medida, dá-se continuidade ao cumprimento do IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica (PNCVD), na sua vertente de proteção e integração social das vítimas. Na qualidade de entidade coordenadora do IV PNCVD, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género procederá ao acompanhamento da execução da Carta de Compromisso, em articulação com o Instituto da Segurança Social.
Fonte: CIG

Seminário “Meter a Colher, Pensar e Intervir na Violência Doméstica” em Vizela
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vizela (CPCJ), em parceria com a Câmara Municipal, promove o seminário sobre violência doméstica “Meter a Colher, Pensar e Intervir na Violência Doméstica”, no dia 25 de novembro, pelas 14h30.
LER MAIS

Jornadas unem especialistas pelo fim da violência doméstica
As Jornadas Contra a Violência Doméstica vão reunir, em Braga, profissionais, académicos e vítimas para analisar e debater esta problemática
LER MAIS

II Fórum "Responsabilidade Social e Igualdade de Género
Realiza-se no dia 20 de março, pelas 15h45, na Quinta Casal da Coelheira
– Tramagal, o II Fórum "Responsabilidade Social e Igualdade de Género.

Esta é mais uma iniciativa integrada no projeto “Igualdade de Género e Não Discriminação em Abrantes”, que conta com a presença de entidades empregadoras, associações profissionais e patronais e demais entidades empenhadas em refletir e apresentar publicamente as suas experiências ao nível do empreendedorismo feminino, da gestão socialmente responsável e da integração da perspetiva de género. As inscrições estão abertas até ao dia 18 de março, através dos seguintes contactos: Lígia Lobato,
pelo telefone 241 330 177 ou mail: ligia.lobato@cm-abrantes.pt, e Ana Ribeiro,
através do telefone 241 330 175 ou mail: ana.ribeiro@cm-abrantes.pt.
VER CARTAZ

Bullying homofóbico já chegou às escolas
do primeiro ciclo do básico
Rede Ex-Aequo mostra-se também preocupada com “aumento exponencial de denúncias de homofobia nas praxes”.
LER MAIS

Seminário Igualdade de género - Ecos de Futuro
Irá decorrer no dia 4 de Novembro no Auditório da AEBA - Trofa.
Cartaz | Programa

Crianças com comportamentos de risco viveram violência doméstica
A maioria das 3.598 crianças sinalizadas, nos primeiros seis meses deste ano, por comportamentos que possam comprometer o seu bem-estar, foram expostas a situações de violência doméstica, segundo um relatório oficial.
LER MAIS

Prémio “VIDArte – A arte contra a violência doméstica”
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) instituíram, no âmbito do IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica - PNCVD (2011-2013), o Prémio Nacional “VIDArte – A arte contra a violência doméstica”. O Prémio “VIDArte – A arte contra a violência doméstica”, na sua 1ª edição, visa distinguir trabalhos artísticos - nas áreas de cinema, teatro e literatura, separadamente – divulgados durante a vigência do IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica (2011-2013). O prazo das candidaturas decorre de 15 de agosto a 15 de setembro de 2013, inclusive. Para mais informações consultar os endereços:
http://www.cig.gov.pt | http://www.gepac.gov.pt | http://www.igualdade.gov.pt

notícias line_355

Concurso igualdade de género - Escrita de histórias
A propósito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a CIMH do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa lançou o desafio às escolas de todos os níveis de ensino para a realização de um concurso "Igualdade de Género - Escrita de Histórias". A iniciativa teve por objetivos a promoção da escrita criativa de histórias e de práticas de igualdade de género, a desconstrução de estereótipos de género e a posterior edição das histórias selecionadas. Para além disso, teve também como propósito trabalhar nas escolas a temática da igualdade de género, através da pesquisa da análise e da produção de materiais. Abrantes respondeu ao desafio e na seleção de textos está um aluno do 9º F da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes. Francisco Semedo escreve sobre A Grande Mudança, usando o pseudónimo Albus Severus Potter, e o seu texto pode ser lido em anexo. Aos autores dos textos foi ainda proposto a realização de uma sessão de divulgação nas suas escolas, uma medida considerada benéfica não só pelo compromisso assumido, mas sobretudo pelo seu contributo para o debate, para a edificação de um conhecimento livre de discriminações e para a desconstrução de estereótipos face às questões de género. Por entender que os trabalhos apresentados tratam perspetivas diversas da luta pela igualdade de género e no respeito pelo regulamento do concurso, o Júri optou pela publicação dos textos na edição n.º 263 da revista "Escola Informação", com data de Maio 2014. Ler texto

Polícias e MP vão ter nova forma de avaliação do grau de risco de violência doméstica
A nova ferramenta fica disponível a partir de novembro próximo e permite que, depois de uma denúncia, as autoridades respondam a um inquérito composto por vinte questões que será enviado mais tarde para o Ministério Público, documento, que define o perfil do agressor e irá ajudar a decidir quais as medidas de coação a aplicar. Ler MAIS

Conselho de Direitos Humanos adota projeto de resolução proposto por Portugal
O Conselho dos Direitos Humanos da ONU adotou hoje um projeto de resolução apresentado por Portugal sobre o direito à educação e condenando a violência contra crianças por frequentarem a escola. Ler MAIS

Vítimas de violência doméstica apoiadas por teleassistência
Há 186 mulheres vítimas de violência doméstica a serem apoiadas com serviço de teleassistência. Foi-lhes facultado um dispositivo equipado com GPS que permite pedir apoio. Funciona 24 horas por dia e é acionado sempre que o agressor se aproxima. Este sistema tecnológico de comunicação móvel de localização já existe há cinco anos. Este ano há mais mulheres a serem apoiadas por este serviço. Ler MAIS

I Jornada de Estudos de Género: As mulheres e a escrita no contexto lusófono e italiano
Os exemplos representativos de obras-primas impuseram, mesmo que inconscientemente, alguns modelos arquetípicos de obras de arte. Estes modelos ou conjuntos de imagens apresentam, nos estudos literários, desde a literatura greco-romana até ao século XX, e mesmo nos tempos atuais, um padrão eurocêntrico, composto, fundamentalmente, por autores homens – modelo combatido tardiamente pelos estudos culturais. Por isso, estudar a produção literária das mulheres é, ainda hoje em dia, pelo menos no contexto lusófono e italiano, questionar o cânone, a opressão sobre as mulheres e sobre a sua produção escrita e até as próprias imposições de uma linguagem misógina. Ler mais

Cinco "Mulheres Criadoras de Cultura" distinguidas no Plano Nacional para a Igualdade
Prémio atribuído pela primeira vez
A artista Joana Vasconcelos, a bailarina Anna Mascolo, a encenadora Germana Tânger, a arquiteta Inês Lobo e a maestrina Joana Carneiro são as primeiras distinguidas como Mulheres Criadoras de Cultura, anunciou a Secretaria de Estado da Cultura. LER MAIS

Aumentam os homicídios e abusos sexuais dentro da família
O presidente da Comissão de Proteção às Vítimas de Crime considerou, este sábado, "significativo" que os dados do Relatório Anual de Segurança Interna indiquem que cerca de um terço dos crimes de homicídio em Portugal ocorrem dentro da família. LER MAIS

Vítimas de violação vão ter apoio graças a projecto contra violência sexual
Em Portugal não existe nenhum serviço especializado para vítimas de violação, quando na Irlanda existem há mais de 30 anos. A Associação de Mulheres contra a Violência vai avançar com um projeto na área da violência sexual que integra, entre outros, a criação do primeiro gabinete de apoio às vítimas de violação em Portugal. LER MAIS

Mais de 60% de alunos confirmam casos de bullying nas suas escolas
Empresários pela Inclusão ouviram 1963 alunos entre os 12 e os 15 anos. Metade dos alunos que já assistiram a bullying não se lembra de campanhas de prevenção. A proposta de lei apresentada pelo anterior Governo que previa a autonomização do crime de bullying e a concomitante adopção de uma moldura penal semelhante à dos crimes de violência doméstica, com penas de prisão de um a cinco anos para os maiores de 16 anos, e que podiam chegar aos dez anos de pena no caso de ofensa grave à integridade física ou morte, caducou com a nova legislatura. LER MAIS


Vêm aí penas mais pesadas para violência doméstica
A procuradora Dulce Rocha revela que cada vez tem mais denúncias de mulheres que acusam os juízes de família de ignorarem os problemas de violência. Ler MAIS

Sony Awards 2014: os melhores dos melhores
A norte-americana Sara Naomi Lewkowicz, com o seu tocante testemunho de violência doméstica, venceu o L'Iris d'Or 2014, o grande prémio dos Sony World Photography Awards, cujos vencedores das 14 categorias profissionais foram conhecidos quarta-feira, 30 de Abril, em Londres. A série "Shane and Maggie", que já tinha sido distinguida na edição deste ano do World Press Photo, foi a escolhida entre 140 mil trabalhos oriundos de 166 países e valeu à fotógrafa um prémio no valor de 25 mil dólares (18 mil euros) e equipamento da Sony. "[Sara] conseguiu entrar neste mundo de uma forma muito íntima. A violência doméstica é uma questão muito importante e esta fotógrafa, como uma mosca numa parede, observou a situação, fotografou-a de uma forma muito íntima e comovente, e não se envolveu, o que é muito importante em fotojornalismo". Ler MAIS

Conferência Internacional Autism in Pink, 16 de Maio 2014
– Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
Durante a conferência serão apresentados os resultados de um projeto Europeu que explora a forma como o autismo afeta mulheres jovens. Este projeto inovador, financiado pela UE, envolveu uma parceria entre quatro organizações europeias: The National Autistic Society – Reino Unido (coordenação), Edukacinai Projektai – Lituânia, Federação Portuguesa de Autismo – Portugal e Autismo Burgos – Espanha. LER MAIS

Criminalidade e violência
Segundo os primeiros dados do Relatório Anual de Segurança Interna, a criminalidade violenta, em Portugal, diminuiu globalmente em 2013, tendo-se verificado uma diminuição de 6,9% em relação ao ano anterior. No entanto, a violência doméstica não acompanhou esta descida, tendo-se verificado 40 vítimas mortais, dez das quais do sexo masculino. LER MAIS


Bullying. Prática que acompanha gerações e não escolhe sexos.
Prática que afecta 40% dos jovens pode ter início no pré-escolar e deixa marcas até à idade adulta
O bullying "não é um fenómeno recente, mas fala-se mais do que antes" desta problemática. Tânia Paias, psicóloga clínica e autora do livro "Bullying - Tenho Medo de Ir à Escola", explica ao i que não há nenhum factor económico ou social associado ao bullying, que a prática é "transversal" a estas condições. "O que pode variar é a modalidade de perpetuação", explica. LER MAIS

Seis escritores lançam livro baseado em histórias reais de violência doméstica

Seis escritores e um ilustrador lançam no próximo dia 9 de outubro, em Lisboa, um livro com seis histórias de violência doméstica baseadas na vida de seis mulheres, a partir dos testemunhos delas.
Na obra, intitulada “Isto Não É Um Conto”, os escritores Afonso Cruz, Alice Vieira, António Figueira, Karla Suárez, Maria Teresa Horta e Patrícia Reis denunciam, através da ficção, crimes que ocorrem dentro de casa, naquele que deveria ser o mais seguro dos lugares.
Uma iniciativa da Associação Link, o projeto contou com o apoio de diversas empresas para tomar a forma de livro - Fundação Montepio, Booktailors – Consultores Editoriais, Livrarias Bertrand, Finepaper e RPVP Designers – e os seus sete criadores, os seis escritores e Pedro Vieira que, embora também escritor, participa na obra como ilustrador, abdicaram dos direitos de autor.
As receitas do livro revertem para apoiar mulheres vítimas de violência doméstica
O objetivo é que o livro seja “uma forma de ajudar a reconstruir vidas”, indicam as entidades promotoras do projeto, em comunicado enviado à agência Lusa.
Por essa razão, “as receitas das vendas deste livro destinam-se integralmente a apoiar mulheres sobreviventes de violência doméstica, através de um fundo que permitirá o fortalecimento das respostas e dos serviços adequados que promovam a segurança e autonomia das mulheres, jovens e crianças, devolvendo-lhes direitos tão elementares e vitais como a liberdade e a dignidade humanas”, sublinham.
No prefácio, da autoria de António Barreto, este alerta para a necessidade de não sermos cúmplices desta realidade, “nem sequer pela indiferença”.
A sessão de apresentação será no dia 9 de outubro, às 18:30, na Livraria Bertrand do Chiado e contará com a presença de Luísa Villar (Associação Link), Paula Guimarães (Fundação Montepio) e Marta Serra (Livrarias Bertrand), seguindo-se uma conversa com os autores, moderada por Clara Caldeira, responsável pela recolha dos testemunhos das mulheres cujas histórias serviram de ponto de partida para “Isto Não É Um Conto”. Lusa

Portugal cai 12 lugares em ranking sobre igualdade de género

No espaço de apenas um ano, Portugal tornou-se num país mais desigual entre homens e mulheres, com uma queda de 12 lugares no relatório do Fórum Económico Mundial que publica um índice sobre igualdade de género, no qual os portugueses ocupam agora a 47.ª posição.
“Portugal apresenta uma queda de 12 posições sobretudo devido a uma quebra no rácio da educação primária e terciária, bem como na percentagem de mulheres em posições ministeriais (31% em 2011 e 18% em 2012)”, lê-se no documento apresentado na quarta-feira nos Estados Unidos e que conta com dados de 135 países.
LER MAIS In Público

Responsabilidade Social das Empresas

Contributo na sinalização e/ou acompanhamento de situações de violência doméstica.

A Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) do Ministério da Economia e do Emprego em execução da Medida 6 - Distinção e divulgação de boas práticas empresariais no combate à violência doméstica inserida no IV PNCVD - IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica (2011-2013), lançou um Questionário sobre atividades empresariais com a finalidade de sinalizar e despistar eventuais situações de violência doméstica, incluindo a recolha das eventuais práticas existentes em matéria de RSE com incidência neste âmbito.
O prazo limite de resposta ao Questionário é o dia 30 de Novembro de 2012.
O tempo médio estimado para responder a este Questionário, é de aproximadamente 10 min.
Mais informações em http://www.dgae.min-economia.pt/

Jornadas Nacionais Contra a Violência Doméstica

Jornadas Nacionais Contra a Violência Doméstica 15 de novembro a 15 de dezembro.
Programa [download pdf]
Dia 19 de novembro [download pdf]

Patrícia Rodrigues, a"menina prodígio" do andebol nacional

Com 15 anos acabados de fazer, Patrícia Rodrigues pode bem ser considerada a "menina-prodígio" do andebol nacional, depois de, em outubro, se ter estreado, e logo como titular, ao serviço da principal seleção lusa.
A 06 de outubro, um mês antes de completar os 15 anos, a jogadora do Juventude Amizade e Convívio (JAC), de Alcanena, foi, para sua surpresa, titular no jogo em que a seleção nacional venceu a Turquia (38-36), tendo jogado o tempo todo do encontro de qualificação para o Mundial2013 e marcado cinco golos.
"Sinceramente não estava à espera. Fiquei muito contente. Não sabia que ia começar a titular, mas quando o treinador me disse foi uma alegria enorme", disse Patrícia Rodrigues à agência Lusa.
LER MAIS

Violência doméstica é prática generalizada na União Europeia

Apesar dos progressos, a violência doméstica continua ser uma prática "generalizada, escondida e pouco comunicada" na União Europeia.
A violência doméstica contra mulheres continua a ser uma prática "generalizada, escondida e pouco comunicada" na União Europeia, constata a agência para a igualdade de género, realçando que "as vítimas não recebem apoio suficiente".
O Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), com sede em Vilnius (Lituânia), elaborou um relatório sobre violência doméstica contra mulheres e apoio às vítimas nos 27 estados-membros e na Croácia, a pedido do Chipre, que preside atualmente à União Europeia (UE).
Ler mais em http://expresso.sapo.pt/violencia-domestica-e-pratica-generalizada-na-uniao-europeia=f769036#ixzz2D2wCtt00

“Igualdade de Género e Participação paritária… para quê e porquê?”

Workshop dirigido às Comissões Sociais de Freguesia
Realizou-se no passado dia três de novembro, no âmbito do desenvolvimento do projeto “Igualdade de Género e Não Discriminação”, um Workshop dirigido às Comissões Sociais de Freguesia, subordinado ao tema, “Igualdade de Género e Participação paritária…para quê e porquê?”. Através de dinâmicas de grupo muito diversificadas e interativas foram trabalhadas e refletidas as temáticas da igualdade de género, diversidade, violência doméstica, orientação sexual, identidade de género e tráfico de seres humanos.
O evento contou com a presença de 34 pessoas das diversas comissões sociais de freguesia do concelho e de entidades parceiras da Rede Social de Abrantes e a dinamização do mesmo, esteve a cargo de dois formadores externos. Realizar-se-ão ainda mais dois fóruns com estas entidades no desenvolvimento deste projeto.
VER IMAGENS

Violência doméstica: homenagem às vítimas

Homenagem da UMAR
A União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) homenageou hoje, 10 de dezembro, todas as vítimas de homicídio por violência doméstica, colocando, no Porto, uma cruz por cada uma das mulheres que perderam a vida este ano em Portugal. A ação está integrada na campanha internacional “16 dias de ativismo contra violência de género.

Mulheres trabalham mais, mas são mais vulneráveis à pobreza do que os homens
Portugal está entre os países da Europa com mais mulheres no mercado de trabalho, mas é também entre elas que a taxa de desemprego é mais elevada e são elas as mais atingidas pelo fenómeno da pobreza.
Os dados constam do mais recente relatório da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), relativos a 2011, que mostra que "o fenómeno da pobreza não é neutro, atingindo particularmente as mulheres".
"Para tal, contribui a especificidade da sua participação na vida familiar, económica e social: auferem, em média, salários mais baixos, são mais afetadas pelo desemprego, têm menos proteção social, devido a uma participação mais irregular na vida económica", lê-se no relatório. LER MAIS Lusa

Jogadora portuguesa de futsal eleita uma das melhores do mundo
Ana Azevedo só foi ultrapassada pelas brasileiras Vanessa Pereira e Marcela Leandro, campeãs mundiais.
O nome de Ana Azevedo não será tão conhecido em Portugal como o de Ricardinho, mas, tal como o ex-jogador do Benfica, a jogadora de futsal portuguesa também foi eleita uma das melhores do mundo. A jogadora do Vermoim, clube de Braga, ficou em 3.º lugar (com 96 votos) do top 10 de melhores jogadoras de futsal, divulgado pelo site Futsal Planet- um dos mais respeitados da modalidade. A brasileira Vanessa Cristina Pereira, do UnoChapecó (Brasil), foi eleita a melhor pelo terceiro ano consecutivo, com 202 votos, logo seguida pela compatriota Marcela Leandro, com 103 votos. LER MAIS

Divergência salarial entre homens e mulheres baixou,
mas não de forma estrutural, alerta Bruxelas

O peso da mão-de-obra qualificada aumentou mais entre as mulheres do que entre os homens entre 2008 e 2010.
As disparidades salariais entre homens e mulheres na União Europeia (UE) diminuíram entre 2008 e 2010, não por se ter registado uma melhoria estrutural no mercado de trabalho, mas sobretudo pela deterioração das condições económicas em sectores onde predomina a mão-de-obra masculina, nota a Comissão Europeia.
Na Análise Trimestral do Emprego e da Situação Social na União Europeia, divulgada nesta segunda-feira, o executivo comunitário adverte que a redução das disparidades naquele período não é estrutural. Por ser um declínio “de natureza temporária”, esta é uma tendência que poderá inverter-se quando houver uma melhoria das condições económicas. LER MAIS
Fonte: Público

Portugal assinala Dia Internacional da Tolerância Zero à mutilação genital
O Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina é hoje assinalado em todo o mundo, incluindo em Portugal. A Amnistia Internacional exige "ação da União Europeia". Em comunicado, a Amnistia Internacional recorda que 180 mil meninas estão em risco, anualmente, de serem submetidas à mutilação genital feminina (MGF) na Europa, onde se estima que vivam 500 mil mulheres afetadas por uma mutilação genital.
A Amnistia está preocupada com a possibilidade de as vítimas, adultas ou menores, não estarem a "receber tratamento adequado" na Europa, por falta de "linhas de orientação ou formação" sobre a proteção que lhes deve ser concedida. "A par disso, os países da UE que já dispõem de leis e iniciativas dirigidas à MGF estão a verificar lacunas nas medidas de prevenção e proteção, devido à limitação dos dados disponíveis" sobre o perfil das vítimas, realça a Amnistia. Salientando o papel da UE na promoção dos direitos humanos, a Amnistia frisa que, "para uma abordagem credível, é preciso que desenvolva políticas coerentes, interna e externamente, sobre a MGF". Lusa

Processos de violência doméstica são arquivados em 80% dos casos
Mais de 80% das queixas por violência doméstica acabam arquivadas na justiça. Um crime de difícil prova quando as vítimas se calam. O medo traz o silêncio, muitas vezes apenas para elas se protegerem. LER MAIS

Fotógrafa dá voz a vítimas de violência sexual
De forma a denunciar o crime de abuso sexual, Grace decidiu fotografar vítimas que seguravam cartazes com frases ditas pelos abusadores e que nunca foram esquecidas. Em novembro de 2011 o projeto "Unbreakable" (inquebrável, em português) materializou-se. LER MAIS

Portuguesa escolhida para secretária-geral adjunta
da União para o Mediterrâneo
Teresa Gonçalves Ribeiro foi escolhida por unanimidade.
A ex-secretária de Estados dos Assuntos Europeus, Teresa Gonçalves Ribeiro, foi escolhida para secretária-geral adjunta da União para o Mediterrâneo (UpM) disse hoje à Agência Lusa o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE). LER MAIS

Portugal empenhado numa resolução da ONU para travar a violência contra as mulheres
A secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e Igualdade, Teresa Morais, defendeu hoje que a declaração final da 57ª sessão da Comissão do Estatuto das Mulheres, da ONU, represente "um compromisso firme" no combate à violência contra as mulheres.
"A posição de Portugal está a ser negociada pela Missão [Portuguesa nas Nações Unidas] no âmbito de um conjunto de países da União Europeia que estão a consertar uma posição comum e terá o seu percurso nos próximos dias", explicou Teresa Morais à agência Lusa, em Nova Iorque. LER MAIS

PSD e PS aprovam quota de 40% para mulheres
Directiva europeia aprovada esta semana na AR obriga as empresas cotadas em bolsa a terem 40% de mulheres nos cargos de administração.
Directiva europeia aprovada esta semana na AR obriga as empresas cotadas em bolsa a terem 40% de mulheres nos cargos de administração. Em 2020, as mulheres devem preencher 40% dos lugares não-executivos da administração de empresas cotadas em bolsa até ao ano de 2020. A directiva europeia foi aprovada esta semana na Comissão de Assuntos Europeus com os votos do PSD e do PS.LER MAIS
Fonte: Sol

Portuguesas são das mulheres que mais trabalham sem receber
Novo relatório da OCDE sobre desigualdades de género revela que as mulheres ainda são prejudicadas pela maternidade.
Índia, México, Turquia e, na quarta posição, Portugal, com quase 250 minutos por dia de trabalho realizado por mulheres e que não é pago. Um novo relatório da OCDE sobre desigualdades de género coloca as mulheres portuguesas entre as que mais tarefas realizam sem serem remuneradas por isso. Trata-se sobretudo de tarefas “domésticas”, como tratar da casa, dos filhos, dos idosos ou dos familiares doentes.
Ler mais em Público

Campanha contra violência sobre as mulheres lançada em toda a CPLP
O Governo vai lançar uma campanha contra todas as formas de violência que afetam as mulheres. A secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, afirma que a particularidade é que pode ser aplicada em toda a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), porque foi aprovada no Conselho de Ministros da organização após proposta de Portugal.
LER MAIS

Conferência europeia para a erradicação da violência contra as mulheres
Nos próximos dias dias 25 e 26 de novembro, mais de 200 representantes de cerca de 50 países europeus reúnem-se em Viena para discutir novas estratégias de combate à violência contra as mulheres, abordando aspetos como a violência doméstica, o abuso sexual, a violação, o tráfico humano e a mutilação genital feminina. O debate irá focar-se na forma como uma abordagem intersectorial pode pôr fim à violência contra as mulheres.
LER MAIS

OMS estima que 35% das mulheres vão sofrer atos de violência
A agência das Nações Unidas, em parceria com a London School of Hygiene & Tropical Medicine e o South African Medical Research Council, analisou a prevalência de violência física e sexual cometida por parceiros íntimos e parceiros não íntimos (familiares, amigos, conhecidos e estranhos). LER MAIS

No âmbito do projeto "Passa a Palavra"
Promovido pela SEIES e pela Nextart, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, e dinamizado com o artista plástico Luís Nobre, este workshop propõe aos participantes a realização de projetos de intervenção artística em diversos espaços públicos de Palmela, a partir das temáticas da Violência Doméstica e de Género. LER MAIS